domingo, 29 de julho de 2012

Oficina Popular de Teatro do Bairro Belém Velho




Desde 2008 o Ói Nóis Aqui Traveiz desenvolve a Oficina Popular de Teatro no Bairro Belém Velho, inicialmente na ASCOBEV (Associação Comunitária do Bairro Belém Velho) e depois no Amparo Santa Cruz. A partir de 2011, volta a acontecer novamente na ASCOBEV. Neste período, realizou os exercícios Bogderkhan (a partir do texto De Nada, Nada Virá de Bertolt Brecht) e Auto dos 99% (do Centro Popular de Cultura da UNE).

Exercício cênico O Mal-entendido

Dia 9 de agosto, quinta, às 20h, no CTG Estância da Figueira no Bairro Belém Velho (Av. Doutor Vergara, 5358) 
Dia 14 de agosto, terça, às 20h, na Terreira da Tribo (Rua Santos Dumont, 1186)  
 
Depois de viver vinte anos em um país estrangeiro, um homem decide voltar ao seu país e resgatar sua identidade. Sua mãe e sua irmã não o reconhecem e a sequência culmina, por conta de um mal-entendido, no seu assassinato. O Mal-entendido é uma tragédia moderna escrita por Albert Camus nas montanhas da França ocupada pelo terceiro Reich durante a Segunda Guerra Mundial. Encontra eco na atualidade em temas como a busca pelo pertencimento, a não-violência e a comunicação difícil entre pessoas aparentemente próximas.
Sobre a peça, Camus afirma: “Um filho que deseja ser reconhecido sem ter que dizer seu nome e que, em consequência de um mal-entendido, é assassinado pela própria mãe e pela própria irmã – eis o tema da peça. Evidentemente, este tema trai uma concepção extremamente pessimista da condição humana, mas que pode perfeitamente ser conciliada com um relativo otimismo quanto ao Homem. Pois este tema, ao fundo, quer também dizer que tudo teria sido diferente se o filho tivesse dito: ‘Aqui estou, este é meu nome’; e que, num momento injusto ou indiferente, o homem pode salvar-se e salvar aos seus semelhantes, se não se afastar da mais simples sinceridade e se souber encontrar a palavra exata.”
Oficinandos: Antonio Neto, Joseane Marcílio e Sandra Steil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário